Serviços de Mudanças – Desde 25 euros/hora em Portugal

Necessita de profissionais especializados em serviços de mudanças? Entre em contacto por telefone, estamos abertos agora, e sempre, e pode obter estimativas de custo de maneira imediata para as suas mudanças em Portugal.

Os serviços de mudanças são trabalhos exigentes que obrigam a ter acesso a diferentes ferramentas que permitem suportar e desmontar a carga mais pesada e volumosa. Esses materiais de excelente mais-valia estão na posse das empresas que realizam serviços de mudanças, que além dessas ferramentas, tem também viaturas com diferentes capacidades de armazenamento de carga.

Contratar profissionais em Portugal para serviços de mudanças é a solução mais popular para quem pretende que os seus bens materiais sejam transportados em Portugal com toda a segurança, e da forma mais breve possível, assim como quem pretende não ter trabalho a carregar a carga.

Serviços de Mudanças em Portugal
Serviços de Mudanças em Portugal

Nesta página iremos explicar-lhe ao detalhe como funcionam os serviços de mudanças em Portugal. Desde como funcionam todas as componentes do serviço de mudanças, assim como os seus preços, ou os tipos de transporte existentes.

Principais vantagens dos serviços de mudanças em Portugal

Os serviços de mudanças são sem dúvida uma regalia para quem quer transferir material para outro local sem ter que fazer o trabalho duro, contudo, aparte de o cliente não ter que trabalhar nas mudanças existem alguns pontos que são as principais vantagens dos serviços de mudanças.

  • Segurança. As empresas de mudanças têm seguros que protegem o valor da carga durante toda a fase do serviço de mudanças. Se algo correr mal, existem um seguro por trás! Ou seja, a segurança é talvez a maior vantagem de recorrer a um serviço de mudanças, visto que atuam com profissionais que trabalham dia após dia em serviços de mudanças e têm ao seu dispor todo o tipo de ferramentas para mover a carga em segurança. O contrato de seguro é o ponto-chave final que garante uma segurança extra ao serviço.
  • Celeridade. As mudanças quando realizadas pelos profissionais de serviços de mudanças são muito mais rápidas do que se fossem feitas por pessoas inexperientes. O tempo de conclusão dos trabalhos é muito menor e isso agrada muito a qualquer cliente, visto que a altura de passar o conteúdo da antiga casa para a nova é uma fase aborrecida para a generalidade das pessoas e quanto menos tempo levar a faze-lo melhor.
  • Preços. Os preços dos serviços de mudanças são acessíveis e inclusive pode-se adaptar um serviço conforme a situação financeira de cada cliente. Um serviço de mudanças pode sofrer determinadas alterações que ajudam a reduzir o preço do serviço, embora essas reduções de preço possam trazer menos regalias ao cliente, o que importa é que no fim as mudanças chegam ao destino final da mesma forma que um serviço mais exclusivo.

Peça um orçamento (é grátis) para o seu serviço de mudanças

Procura por estimativas online para o seu serviço de mudanças? Entre em contacto por telefone e receberá de imediato um orçamento para o trabalho que pretende. O comercial que o atenderá precisa saber os seguintes pontos:

  • A morada completa do edifício inicial;
  • A morada completa do edifício de destino;
  • Uma descrição da quantidade de carga;
  • Agende um dia e hora.

(Esclareça as suas dúvidas) Estamos abertos agora e em fins-de-semana e feriados

Esclareça as suas dúvidas sobre serviços de mudanças por telefone quando quiser, estamos abertos agora mesmo, com uma atuação permanente de 24 horas.

Serviço de mudanças em Portugal e para o estrangeiro

Nem todas as empresas de mudanças em Portugal trabalham de forma abrangente, isto é realizando o serviço de mudanças em Portugal inteiro, e inclusive fazendo viagens para o estrangeiro. Muitas trabalham de maneira mais local ou regional.

Alvará Nacional e Internacional

Existem dois tipos de licenciamento para transportar mudanças, o transporte nacional, e o transporte internacional.

Muitas empresas que realizam serviços de mudanças apenas detêm autorização para realizar o transporte nacional. Já outras possuem licenciamento tanto para transporte nacional como internacional.

Através do muda-te.pt pode contar com uma empresa que tem ambos os licenciamentos. Isto significa que pode transportar para qualquer ponto em Portugal, assim como para qualquer ponto no estrangeiro.

Para o cliente, qual a principal diferença entre uma mudança nacional e internacional?

A principal diferença entre mudanças dentro de Portugal, e mudanças com destino ao estrangeiro é o preço do serviço, e possivelmente a documentação.

As mudanças para fora de Portugal são mais caras devido à distância, no entanto, uma empresa de mudanças de qualidade deve ter rotas mensais para o estrangeiro e se houver possibilidade as suas mudanças podem seguir numa dessas saídas, conjuntamente com outras cargas de outros clientes, e isto, permitirá reduzir o custo dessas viagens para fora de Portugal.

Como funciona um serviço de mudanças

Os funcionários destacados para o serviço de mudanças

Um serviço típico de mudanças incluí 2 funcionários a efetuar o carregamento da mercadoria e posteriormente a descarga no destino.

Porque 2 funcionários de mudanças?

O envio de 2 funcionários permite equilibrar o custo do serviço com a eficácia do mesmo. Já que duas pessoas conseguem tomar conta da maioria dos serviços de mudanças.

Trabalhos grandes, ou muito grandes, como é o caso de apartamentos ou moradias com muitas assoalhadas, por exemplo, pode-se enviar muitos mais elementos como forma de realizar este tipo de serviço com a eficácia adequada.

Enviar apenas 1 funcionário não é possível devido às cargas pesadas que requerem idealmente duas pessoas para garantir um transporte seguro.

O envio de apenas 1 elemento seria possível apenas se o cliente quisesse reduzir custos no orçamento, e mesmo assim o funcionário só iria conseguir trabalhar sobre peças mais pequenas.

A carrinha e o motorista é a forma mais barata de mudanças em Portugal

Este tipo de serviço não inclui funcionários a trabalhar sobre a carga.

Neste modelo o motorista chegará com uma viatura adequada à mudança em questão, e o cliente irá ter que efetuar o transporte dos seus bens até à viatura. Posteriormente no destino, terá também que efetuar o descarregamento dos seus pertences e colocá-los na nova casa.

Este tipo de serviço de mudanças é aquele que permite reduzir os custos ao máximo, visto que não existem funcionários a carregar e descarregar os materiais, contudo, apesar de ser mais barato tem desvantagens notórias em termos de segurança e de eficácia do serviço.

Desvantagem – Não terá seguro para garantir o valor da carga em caso de danos

É um ponto de extrema importância. Este modelo da carrinha e motorista é o único que não tem garantia de segurança por parte da seguradora.

Nos serviços de mudanças em Portugal as seguradoras só protegem a carga que foi manipulada pelos profissionais afetos à empresa de mudanças.

Cargas carregadas por clientes ficam à responsabilidade do cliente.

A única situação em que talvez poderia haver alguma segurança por parte da seguradora seria no transporte por estrada já dentro do camião, mas mesmo assim a carga foi lá colocada pelo cliente e a seguradora poderá usar esse motivo para evitar pagar o valor de um dano.

Risco elevado de ocorrer danos na carga, ou lesões corporais

É sabido que existem empresas de mudanças de pouca qualidade que acabam por danificar os materiais dos seus clientes, e mesmo assim, esses funcionários dessas empresas não devem ser totalmente inexperientes, contudo, acabam por fazer maus trabalhos.

Agora, imagine uma pessoa sem qualquer experiência a tentar mover cargas pesadas e volumosas. O risco de acontecer algum problema é elevado, é por isso que um cliente quando decide optar pela contratação de apenas o motorista e viatura, deve saber os risco que corre tanto a nível da segurança da carga como a nível da sua própria segurança física, já que fazer mudanças é um trabalho extremamente arriscado do ponto de vista físico, não importa a força mas sim a técnica.

Se optar por este modelo faça as mudanças acompanhado de mais alguém

Se mesmo assim optar por contratar este serviço de mudanças mais barato, então peça ajuda a alguém com força para o ajudar a movimentar os objetos de grande porte, já que é aqui que ocorrem a maioria das lesões, e se tiver ajuda de alguém o risco é mais reduzido.

As tarefas incluídas num serviço de mudanças em Portugal

De seguida, iremos relatar como funciona um serviço de mudanças que passa por todas as fases típicas.

Desmontagem e montagem de mobílias

É um processo bastante comum em mudanças de casas particulares devido a quase toda a gente ter móveis dentro das suas casas.

O processo da desmontagem é um trabalho realizado sobre os móveis maiores e é feito com vista a reduzir o seu tamanho por forma a ser possível transportá-lo.

É habitual esta fase da mudança ser a mais demorada devido a ser necessário tomar a máxima precaução para garantir que tudo é desmontado corretamente.

No edifício de destino as peças voltam a ser montadas no local que o cliente mais deseje.

Desinstalação e instalação de qualquer eletrodoméstico

Os eletrodomésticos também serão desmontados se for necessário fazê-lo.

Se tem computadores fixos e fica confuso com tantos cabos que se encontram conectados atrás da torre, então não se preocupe. Os profissionais de mudanças podem retirar esses cabos todos e voltar a montar tudo na casa nova.

O seu computador fixo voltará a estar conectado às colunas, teclado, ratos, e demais periféricos que estejam ligados à torre.

A desinstalação de eletrodomésticos é um processo que deve obedecer a regras específicas, alguns determinados tipos de eletrodomésticos requerem regras próprias de desinstalação e instalação, ademais disso, existem marcas e modelos que especificam as suas próprias regras de desinstalação e instalação.

Cobertura das mudanças com embalagem protetora

Antes de iniciar o transporte das mudanças até à carrinha de mudanças os profissionais irão proceder a um processo conhecido como embalagem ou empacotamento.

Esta fase consiste na cobertura dos pertences do cliente com materiais protetores que servem para organizar e proteger a carga.

É uma fase importante em termos de segurança, visto que mesmo que possa existir um sensível toque de uma peça contra uma parede, por exemplo, poderia causar arranhões. Com empacotamento evitasse muitos problemas de segurança.

Transporte por via rodoviária até ao destino

As suas mudanças serão transportadas numa carrinha ou camião que terão dimensões ajustadas à sua mudança com vista a reduzir custos e a proteger o ambiente.

O transporte seja em Portugal ou para o resto da Europa será feito por estrada.

Em deslocações para outros continentes é possível que se utilize vários meios de transporte como forma a ser possível chegar ao destino, para isto, as melhores empresas de mudanças em Portugal dispõem de acordos com redes de distribuição de mercadoria que atuam a nível global.

Mesmo em mudanças entre continentes diferentes, o cliente apenas precisa de contactar uma empresa, a empresa portuguesa, posteriormente todo o processo é tratado pela empresa portuguesa. Mesmo que a mudança seja por exemplo para o Brasil, as boas empresas nacionais tem parceiros que fazem o mesmo serviço de mudanças no Brasil para tratar da recolha e colocação da sua carga na sua casa do Brasil.

A empresa de mudanças tratará dos documentos em deslocações internacionais

Se a mudança for para um país fora da União Europeia, então a empresa de mudanças ajudará com toda a documentação necessária para permitir a entrada da carga no país de destino.

Serviços extra associados a mudanças

As melhores empresas de mudanças conseguem ajudá-lo com necessidades que tenha na sua casa, seja uma pequena instalação, uma remodelação, ou reparações.

Para isto, a empresa entra em contacto com os seus parceiros por forma a enviar pessoal destacado para desempenhar determinado tipo de serviços.

Armazém com espaço individual para cada cliente

Precisa de guardar móveis e outros bens materiais que lhe estão a ocupar espaço na sua casa? As melhores empresas de mudanças em Portugal dispõem de armazéns com videovigilância durante 24 horas.

Dentro desses armazéns existem espaços individuais fechados que estão prontos a ser entregues a possíveis clientes através do modelo de aluguer.

Quanto custa fazer mudanças em Portugal

Os preços dos serviços de mudanças estão dependentes da quantidade de trabalho que exista em cada serviço e das necessidades de cada cliente, se pretende um serviço com maior eficácia e segurança, ou se quer prescindir disso para ter um serviço mais barato.

Detalhes do Serviço de MudançasModelo de Serviço de MudançasKms percorridosPreços aproximados
Mudança de um apartamento de 4 assoalhadas de Oeiras para LisboaMudanças com 2 profissionais para carregar e descarregar os bens.22 kms301 euros
Mudança de longa distância de Lisboa para Braga de um apartamento de 4 assoalhadasEste serviço devido à distância será efetuado em regime de partilha, ou seja, as mudanças seguem dentro de um camião que contém mudanças de outros clientes. Mudança com 2 funcionários.370 kms430 euros
Mudança de um apartamento de 4 assoalhadas de Lisboa para ParisModelo igualmente em regime de partilha para reduzir custos. Mudança com 2 profissionais.1736 kms1344 euros
Tabela de preços dos serviços de mudanças em Portugal

De seguida vamos explicar ao pormenor os principais pontos que afetam os preços dos serviços de mudanças em Portugal.

  • Distância entre os locais de mudança. A distância é um fator que influencia o preço dos serviços de mudanças e principalmente o modelo de mudanças privado, que é o modelo onde a carga do cliente segue de forma única dentro da carrinha, sem qualquer outras cargas de outros clientes. A distância pode-se dizer que é um dos fatores que mais influencia o preço devido acima de tudo aos custos dos combustíveis, embora a manutenção das viaturas também seja uma despesa para as empresas de transporte.
  • Transporte intercontinental. É de salientar este tipo de transporte em termos dos custos mais elevados. Este tipo de transporte é aquele em que as mudanças ocorrem entre locais localizados em diferentes continentes. Ao contrário das mudanças nacionais, e de muitas das mudanças internacionais, em que o transporte é na mesma quase sempre feito por via de uma carrinha ou camião. Já no transporte intercontinental são vários os operadores de transporte envolvidos, normalmente cerca de três empresas diferentes. Este transporte em específico exige que a empresa de mudanças entre em contactos com outros operadores de transporte nomeadamente na área do transporte marítimo e aéreo, e posteriormente, um outro contacto para finalizar a operação no país final, com a recolha e distribuição da carga recém-chegada.
  • As características da carga. O peso, ou o tamanho em termos de volume, são ambos pormenores que ajudam a ditar o nível de trabalho que existirá no serviço em particular, contudo, a quantidade de pequenos utensílios é também importante, visto que em mudanças residenciais é comum os clientes terem um número infindável de pequenos objetos espalhados por diversos locais da casa. A recolha desses objetos, assim como a sua colocação na nova casa fazem perder muito tempo, e as horas gastas em mudança vão ditar o preço final do serviço.
  • Modelo de serviço de mudanças. Neste artigo já explicamos que existem vários modelos de serviço de mudanças, uns permitem poupar bastante mas trazem maior risco de segurança, já outros oferecem maior segurança e brevidade no término da mudança. As diferenças no número de profissionais em trabalho impactam bastante o custo do serviço, cada profissional a mais que você contrate vai acrescentar cerca de 15 euros a mais por cada hora, isto num orçamento à hora.
  • Quantidade e complexidade das desmontagens e montagens. O número de móveis que precisarão de ser desmontados é um fator que influência de maneira considerável o custo do serviço de mudanças, pois cada desmontagem demora algumas horas e no destino existirá um novo trabalho de montagem. O nível de complexidade também é importante, já que existem móveis que são mais simples de desmontar e montar, e outros mais complicados. As desmontagens e montagens são trabalhos que requerem atenção máxima para não estragar as peças. Além dos móveis, existem os eletrodomésticos que apesar de não sua maioria não precisarem de desmontagem, existem alguns modelos que sim, como é o caso dos computadores fixos que estão ligados a vários cabos. Vários computadores fixos para desmontar acrescenta igualmente um bom custo ao preço da mudança, visto que no destino seguirá um novo trabalho para coloca-los a funcionar como estavam na casa inicial.
  • Utilização de material pesado para apoio ao trabalho. Determinados tipos de serviços de mudanças exigem o apoio de aparelhos mecânicos que permitem agilizar o processo da mudança. Eles são usados com o objetivo de tornar a mudança mais segura e também mais rápida. Como é o caso do elevador exterior que ajuda muito a retirar carga de apartamentos localizados em andares demasiado elevados, ou ainda, a retirar carga de prédios antigos com arquiteturas interiores mais complicadas que dificultam o trabalho. A utilização deste tipo de sistemas acrescenta custos ao serviço.
  • Localização da empresa contratada. Garanta que contrata uma empresa de mudanças que realize serviço na zona onde se encontra a sua casa inicial. Chamar uma empresa de Coimbra para fazer um serviço em Lisboa vai trazer custos com a deslocação da carrinha e do pessoal, e isto sem qualquer necessidade.

Que tipos de orçamentos de mudanças existem e como são feitos (verbal, escrito)

Os orçamentos de mudanças podem ser transmitidos ao cliente por via verbal, ou escrita. Depende essencialmente do tipo de orçamento que se trate.

Orçamento à hora

Este tipo de orçamento costuma ser transmitido por via verbal já que é um modelo de orçamentação muito simples.

A empresa estabelece um valor fixo por cada hora em trabalho, e depois é só multiplicar pelas horas em serviço para obter o preço final.

Orçamento com preço fixo

Este tipo de orçamento pode ser relatado por via verbal ou escrita, embora o ideal fosse a entrega por escrito.

O orçamento com preço fixo é aquele no qual a empresa estabelece um preço final para o trabalho em questão.

É comum neste tipo de orçamento a empresa enviar um funcionário para fazer uma visita prévia ao edifício inicial da mudança para avaliar a quantidade de trabalho, posteriormente entrará em acordo com o cliente sobre o possível preço final.

Os preços das mudanças diferem entre regiões de Portugal?

Os preços de mercado das transportadoras de mudanças são iguais em todas as regiões de Portugal.

Tanto em Lisboa, Porto, ou distritos menos populosos como a Guarda, os preços acabam por ser sempre idênticos.

Perguntas frequentes dos clientes dos serviços de mudanças

Quais os tipos de cargas que as empresas de mudanças não transportam?

Uma boa empresa de mudanças tentará ajudar o cliente a transportar o que deseja, desde que seja legal.

É importante notar que determinados tipos de cargas exigem licenciamento à parte, ou seja, uma especialização, assim como viaturas adequadas para esse determinado tipo de carga. E a maioria das empresas de mudanças não tem esse licenciamento, nomeadamente nos seguintes géneros de serviços:

  • O transporte de animais
  • O transporte de combustíveis, inflamáveis, explosivos, químicos
  • O transporte com temperatura controlada

É possível que as empresas de mudanças de maior qualidade consigam encaminhar o cliente para um bom prestador destes tipos de transporte. Já outras, não conseguirão ajudar.

Preciso de mudar-me com muita urgência, e quero reservar a minha mudança para amanhã, é possível?

A maioria das empresas de mudanças em Portugal tem sempre dificuldade em efetuar uma reserva para o dia seguinte, devido a já existirem trabalhos agendados muito previamente.

No entanto, uma boa empresa de mudanças tentará fazer os possíveis para que o cliente tenha a sua mudança no dia pretendido, mesmo que isso implique alguns ajustes mais complicados de última hora.

Em que horas podem ser realizados os serviços de mudanças de acordo com as leis de Portugal?

Os serviços de mudanças podem entrar em conflito com a lei estabelecida para evitar o ruído excessivo em horários noturnos, e como tal estes serviços devem ser adaptados a um horário fora das horas de descanso.

Os trabalhos de mudanças dentro de edifícios que tenham vizinhos nas proximidades devem ser realizados entre as 08 e as 20 horas.

Moradias isoladas, armazéns, e outros espaços que não tenham vizinhança por perto podem realizar as suas mudanças em qualquer horário.

Mudanças em fins-de-semana e feriados

É compreensível que muitos clientes dos serviços de mudanças só tenham possibilidade de reservar a sua mudança para um dia de folga laboral, o que normalmente ocorre a um fim-de-semana, ou também em feriados.

Nestes casos, seria de bom senso avisar os vizinhos mais próximos que existirá um trabalho de mudanças num destes dias, e se possível incluir a hora de início dos trabalhos. Pode, por exemplo, afixar um papel na entrada principal de ambos os prédios, com alguns dias de antecedência.

Tenho que dar gorjeta aos funcionários de mudanças?

É um pormenor ao critério de cada cliente. Normalmente os clientes dos serviços de mudanças em Portugal não costumam dar gorjetas aos profissionais de mudanças.

O mais importante é deixar os profissionais trabalharem à vontade, e se o período de trabalho for longo você poderia oferecer alimentação em vez de dar gorjeta, por exemplo.

Em jeito de conclusão, esperamos que a informação transmitida nesta página o tenha ajudado a entender como funcionam os serviços de mudanças em Portugal, desde os tipos de orçamentos existentes, os vários modelos de transporte, ou as diversas etapas que fazem parte de um serviço de mudanças completo. Se desejar, e quiser saber estimativas online para as suas mudanças pode entrar em contacto por telefone, os orçamentos são gratuitos e imediatos.