Transporte de Mercadorias: Carros, Motas e Carga no geral

O transporte de mercadorias é essencial tanto para grupos empresariais como para clientes particulares que precisam de transferir os seus bens materiais como carros e motas de um local para outro. Através do muda-te.pt temos ao seu dispor uma lista de várias empresas portuguesas que fazem transporte de cargas tanto a nível nacional como internacional. Consulte a apresentação das empresas, veja os seus preços médios, e peça orçamentos para o serviço que pretende.

Empresas de Transporte de Mercadorias

As empresas de transporte de mercadorias são reguladas e fiscalizadas pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes e todas elas têm a capacidade de transportar qualquer género de mercadoria, contudo, existem empresas que se dedicam a transportes específicos, e desta forma encontram-se equipadas da melhor maneira possível para transportarem esse tipo de carga a que se dedicam. Isto significa que existem transportadoras de mercadorias que fazem exclusivamente o transporte de carros, ou de motas, enquanto outras podem fazer o transporte integral de mercadorias, ou seja conseguem transportar qualquer tipo de carga desde que esta seja permitida por lei.

De notar, que geralmente as empresas que se dedicam exclusivamente a um tipo de transporte, como por exemplo o transporte de carros, tem um conhecimento e uma experiência maior sobre este tema, devido a atuarem diariamente sobre este tipo de transporte, ao contrário de outras que atuam de uma forma mais alargada e possivelmente transportam carros poucas vezes por semana. Contudo, tudo depende do nível de profissionalismo da empresa.

Transporte de mercadorias

Assim que escolher uma empresa de transporte de mercadorias para lhe efetuar o transporte da sua carga, a transportadora irá ajudá-lo com todo o processo a nível burocrático e de logística.

Transporte de carros

Existem diversas transportadoras de mercadorias que fazem o transporte de carros inter-países possuído as condições necessárias para transportarem carros de maneira individual ou vários veículos no mesmo camião.

Se é um particular que adquiriu um carro no estrangeiro, ou apenas precisa de trazer o seu carro do estrangeiro para Portugal recorrer às transportadoras de carros é uma maneira fácil e cómoda de trazer o seu veículo até ao local pretendido sem ter que fazer viagens longas dentro da própria viatura.

Em caso de ser um grupo empresarial, como por exemplo um stand automóvel, que precisa de lidar constantemente com o transporte de carros e precisa de firmar contrato com uma transportadora de carros que consiga trazer carros diretamente do estrangeiro para Portugal tem aqui uma boa oportunidade para efetuar o melhor negócio possível.

Transporte de motas

O transporte de motas é mais barato que o transporte de carros devido ao seu menor peso e volume, permitindo reduzir nos custos de viagem o que se traduz em menores preços para o cliente.

Transporte de carga no geral

Qualquer outro tipo de carga poderá ser transportado, desde móveis, eletrodomésticos, produtos alimentícios…

Existem empresas preparadas para transportar produtos mais sensíveis a nível de conservação, como é o caso dos produtos alimentícios ou de farmácia, que exigem que o transporte dessa mercadoria seja feita em viaturas com sistema de refrigeração adequadas às condições estabelecidas pelas entidades contratantes do serviço de transporte. Com a mercadoria a ser transportada em determinado nível de temperatura, humidade, entre outros…

Segurança no transporte de mercadorias

O transporte de mercadorias geralmente envolve o transporte de bens com muito valor económico. Para salvaguardar a mercadoria a transportar é vital proteger a mercadoria através de embalamento adequado de acordo com a mercadoria em questão.

As empresas de transporte de mercadorias geralmente quase todas podem fazer o embalamento da mercadoria, ou então poderá ficar a seu cargo. Da nossa parte aconselhamos que deixe o embalamento a cargo da empresa, não só porque certamente saberá embalar da forma mais correta, como também garantirá que o seu material estará totalmente protegido pelo seguro de transporte em caso de algum acidente. Isto é aconselhado pois as seguradoras podem não se responsabilizar por danos causados em mercadoria mal empacotada.

Outro tema importante, ainda dentro do capítulo das seguradoras é a verificação do material que se encontra excluído de proteção, assim como o limite máximo em euros de proteção.

Ou seja, cada transportadora de mercadorias tem acordos com seguradoras diferentes, resultando em diferentes apólices com diferentes coberturas.

Como cliente é de extrema importância pedir uma cópia da apólice de seguro à empresa de transporte de mercadorias. Analise a apólice, e veja se o objeto que vai ser alvo de transporte está excluído de proteção, e senão está, veja o valor máximo em euros de cobertura contra danos.

Transporte de mercadorias preços

Os preços dos transportes de mercadorias são muito variáveis e tudo depende das características de cada serviço.

  • Distância percorrida entre o ponto de recolha e o ponto de entrega. A distância entre a origem e o destino final da carga é um dos principais fatores influenciadores do preço final dos serviços de transporte de carga.
  • Rotas desviadas. Caso o ponto de recolha ou o local de entrega estejam fora das rotas usuais da empresa transportadora então é provável que o preço do transporte da sua mercadoria saia mais caro. Caso tenha escolhido o método de grupagem, e o ponto de origem ou de destino da sua carga seja por exemplo um país de leste europeu, então é provável que a sua viagem seja mais cara. Tudo depende se a empresa de transporte contratada tem rotas no país que você elegeu como ponto de partida ou de destino da carga. Geralmente a maioria das transportadoras portuguesas têm rotas em países como França, Inglaterra, Luxemburgo, Alemanha, sendo pouco provável que passem em países como Bulgária ou Moldávia.
  • Peso e volume da mercadoria. Quanto maior o peso e volume da mercadoria mais caro ficará o transporte.
  • Desmontagem e montagem de mercadoria. É comum em alguns serviços ser necessário desmontar e montar mercadoria, seja para garantir a sua segurança durante o transporte, seja para possibilita-lo de ser removido da infraestrutura onde estava alocado. Como por exemplo, retirar uma mobília de grande porte de um apartamento é necessário proceder ao desmantelamento da mobília de maneira a que se consiga transportar a mobília até à carrinha ou camião de transporte. Desta forma, as empresas de transporte de mercadorias têm capacidade para efetuar este tipo de trabalho, encontrando-se sempre com pessoal especializado para este género de serviços de desmontagem e montagem.
  • Dias especiais também aumentam os preços. A esmagadora maioria das transportadoras de mercadorias trabalham apenas nos dias úteis. Sendo que se o transporte da sua mercadoria for transportado durante fins-de-semana, feriados, ou temporadas de festividades, irá obviamente aumentar o preço do transporte.
  • Empacotamento da carga. O empacotamento da carga também é tido em conta no orçamento para transporte de mercadoria. Quanto mais carga para empacotar, mais caro ficará.

Perguntas frequentes acerca do transporte de mercadorias:

A minha mercadoria vai ser transportada de maneira privada?

O transporte de mercadorias pode ser efetuado de duas formas, de maneira privada, em que o camião que transportará a sua carga apenas terá no seu interior a sua mercadoria e a levará até ao seu destino de forma direta, evitando rotas, e o ajuntamento de carga pertencente a outras pessoas. No transporte e logística, chama-se a este tipo de transporte privado e direto, de carga completa.

A segunda maneira, é o oposto, o camião que transportará a sua carga também levará no seu interior carga de outras entidades que vai recolhendo e entregando através das rotas estabelecidas. Esta forma chama-se grupagem. É obviamente mais económica, mas demorará mais tempo a chegar até ao seu destino e a carga percorrerá mais quilómetros dentro do camião, enquanto se vai fazendo as entregas e recolhas das outras mercadorias.

E então, qual carregamento devo escolher?

Tudo depende da urgência com precisa da mercadoria. A diferença na demora é bastante grande, sendo que um serviço de carga completa entre a França e Portugal poderá demorar 2 dias, enquanto na grupagem poderá demorar várias semanas.

Na grupagem a mercadoria também poderá ficar mais suscetível a sofrer danos, pois viajará mais quilómetros, e será retirada e colocada carga dentro do camião várias vezes ao longo da rota.

Como acompanhar o transporte da minha mercadoria?

Durante a fase de transporte é possível acompanhar em que sítio se encontra a sua mercadoria, ou seja porque cidade ou país está a sua mercadoria a passar. Algumas empresas permitem que se faça o acompanhamento por via de um endereço que lhe enviam para o seu email e através desse endereço poderá acompanhar alguns dos passos da viagem através do seu computador ou telemóvel.

De notar, que nem todas as empresas possuem esta forma eletrónica de acompanhamento, contudo sempre que desejar poderá entrar em contacto com a empresa responsável seja por telefone ou email e prontamente poderá saber o estado atual da sua mercadoria.

Como evitar atrasos desnecessários na partida ou chegada da carga?

Moradas Erradas. É vital entregar as moradas certas tanto para o ponto de recolha como de entrega. Confirme sempre que as moradas que entregou à transportadora de mercadorias encontram-se corretas.

Presença de responsáveis nos dois locais (origem e destino). As empresas de transporte de mercadorias precisam sempre de receber a carga de um responsável, e posteriormente entregá-la a alguém responsável no destino. Caso não se encontre ninguém, a prática comum das empresas de transporte de mercadorias é voltar uma segunda vez.

Em casos de grupagem… Caso tenha preferido este método de transporte de mercadoria é importante realçar que a chegada da sua encomenda poderá ficar sujeita a maiores atrasos, em virtude de existirem atrasos na entrega ou recolha de outras encomendas, contudo a empresa irá dar-lhe uma data estimada do dia em que poderá receber a encomenda, exemplo: 11-14 Agosto. Para uma maior eficácia pode sempre entrar em contacto com a transportadora de mercadorias no dia 11 de Agosto de maneira a saber se é possível saber o dia certo em que chega a mercadoria.

Transporte de mercadoria internacional

Como já vimos acima, o serviço de transporte de mercadorias pode ser efetuado através de dois metódos diferentes de carregamento: carga completa e grupagem, sendo possível usar qualquer um dos metódos para transportar carros, motas, ou qualquer outro tipo de carga. Por exemplo: no caso de utilizar a carga completa o seu automóvel iria ser transportado de maneira privada dentro do camião, ou seja sem mais nenhum veículo junto dele. Em caso de grupagem o seu carro seria transportado no interior de um camião com mais carros, ou então através de um camião porta-carros onde seria transportado na sua plataforma exterior com vários carros aglomerados no nível superior e inferior da plataforma.

De notar que o transporte de carga é um serviço bastante usado a nível nacional e internacional, embora a maioria dos serviços requisitados sejam para transporte internacional de mercadoria, o que significa a passagem de carga por vários países que podem ser da União Europeia, ou não, caso não sendo países da União Europeia então certamente que exigirá burocracias diferentes nas fronteiras, as empresas de transporte de mercadorias sabem que tipo de documentação é necessária para conseguir passar por cada país sem que o cliente tenha preocupações desnecessárias.

Veja abaixo algumas rotas populares, assim como países onde as transportadoras portuguesas de mercadoria costumam efetuar várias rotas:

  • Transporte de mercadorias França Portugal
  • Transporte de mercadorias para Inglaterra
  • Transporte de mercadorias para Luxemburgo
  • Transporte de mercadorias para o Brasil

Transportadora de mercadorias recomendada por nós:

Rangel (+351) 808 300 500